Obtive com exclusividade acesso ao protocolo enviado da FPF ao Governador do Estado João Dória.

Nesta última segunda-feira (04), o Presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, juntamente com os dirigentes dos 16 clubes do Paulistão Sicredi 2020, realizaram uma reunião por videoconferência, para tratar da possível volta do estadual.

IMG_20200331_225338

A reunião foi marcada por algumas idéias “importadas” da Europa como referência de elaboração de protocolo para o retorno do campeonato. A FPF utilizou como base a La Liga ( Federação Espanhola de Futebol), Liga Portuguesa, RB Leipzig e também a Federação Catarinense de Futebol.

Uma das alegações da FPF para a volta do estadual é de que o campeonato não há necessidade de utilizar aeroportos para deslocamento dos clubes, pois, são viagens dentro do mesmo Estado.

IMG_20200331_225338

Na proposta enviada à João Dória, Governador do Estado de São Paulo, o presidente do Comitê Médico da Federação Paulista de Futebol, Dr. Moisés Cohen, explanou sobre o acomapnhamento em que seu comitê esta tendo frente a doença no país e que mantém contato frequente com médicos ligados à FIFA e diversos outros clubes da Europa. Ressaltou na proposta que algumas federações e confederações – principalmente na Europa- estão se preparando da mesma forma, tendo foco principal a prevenção e o isolamento.

Foi reforçada na proposta que a retomada dos treinamentos e jogos, dependerá dos reusltados dos testes iniciais, além da avaliação multiprofissional (médicos, fisiologistas, preparadores fisícos, etc.) visando a segurança dos atletas.

IMG_20200331_225338

A idéia é que, à critério da comissão técnica, seja realizado planejamento escalonado em fases, a cada semana, iniciando-se com trabalho individual, treinamento em grupo na segunda semana e na terceira semana os treinos coletivos.

A efetivação do retorno serão recomendadas em duas opções: Opção 1: Isolamento total dos atletas e comissão técnica em concentração, até o final do campeonato. Opção 2: Rotina controlada de treinos e jogos, com o retorno dos atletas a suas respectivas residências. A FPF defende e recomenda a primeira opção, em razão da possibilidade de um controle maior sobre as variáveis.

IMG_20200331_225338

As recomendações da FPF para os clubes:

– Recursos Humanos: Deverá ser destacado apenas o pessoal imprescindível para o reinício dos treinamentos e jogos.
– Instalações: A recomendação é evitar os agrupamentos e reduzir ao máximo os contatos físicos, como cumprimentos etc. As instalações deverão ser submetidas a limpeza e desinfecção constantes. Reduzir ao máximo o pessoal dentro dos vestíarios.
– Meios de transporte: Se houver necessidade de transporte diário, nos casos em que a equipe não esteja concentrada no próprio CT, deverá ser realizado em grupos menores para diminuir o contato. Todos que tiverem acesso ao ônibus, deverão utilizaar máscaras e luvas, repeitar o distanciamento necessário, e o veículo deverá ser desinfetado após o final de cada percurso.

CONFIRA A PREMISSA DA FPF:

ISOLAMENTO: O Campeonato Paulista será retomado em formato de Copa. Quando a competição iniciar, delegações dos clubes e da arbitragem serão confinadas em centros de treinamentos e hotéis até sairem da competição.

PREVENÇÃO: Obrigatoriedade do uso de máscaras, evitar uso compartilhado de materiais como garrafas e outros, disponibilização de itens de limpeza como álcool gel.

SANATIZAÇÃO: Todos os ambientes devem ser periodicamente higienizados com produtos adequados e com ventilação.

COMUNICAÇÃO: O futebol deve ser utilizado com plataforma de conscientização e educação da população para o isolamento e higiene.

MONITORAMENTO: Testes serão realizados periodicamente para acompanhamento e controle, além de monitorar a execução de todas ações programadas.

IMG_20200505_134829

A Federação Paulista de Futebol, ainda fez um cronograma de retomada. CONFIRA:

– 48 horas antes do inicio dos treinamentos, delegações dos clubes e grupo de árbitros são testados para COVID-19.
– Delegações dos 16 clubes inciam treinamento em seus CTs para a disuputa.
– Reinício da competição. Clubes se concentram e iniciam confinamento. Após as partidas, clubes e arbitragem retornam direto às concentrações. (Nesta fase novos testes serão aplicados em todas as delegações).
– Última rodada da fase de grupos. Oito clubes serão eliminados. Competição segue com apenas 8 clubes.
Então terão continuidade as mesmas medidas para as fases seguintes.

IMG_20200505_134855

Futuro do Campeonato Paulista 2020 está nas mãos do Governador João Dória.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s