O zagueiro Vitor Mendes, de apenas 21 anos, foi um pedido de Jorge Sampaoli no Atlético-MG. O jovem foi revelado pela Internacional de Limeira, quando atuou pelo Sub-17 em 2015.
Em 2016 o zagueiro, foi para o Santos FC, qual se despontou na base e chegando a ser convocado para o time principal.
No ano de 2018, acabou sendo emprestado para a base do Atlético Mineiro, permanecendo até o final de 2019. A pedido de Sampaoli, o zagueiro foi comprado, por 400 mil reais por 70% dos seus direitos federativos, para atuar no time principal.
A Inter de Limeira, como clube formador, possuía 30% do atleta (120 mil reais), qual a uma nova divisão foi feita, dessa quantia, 30% Inter de Limeira, 30% Osmar Cetin e 40% para o agente do atleta.
Os valores relacionados a Internacional de Limeira (120mil) foram pagos parceladamente pelo Santos durante o Paulistão. E as porcentagens destinadas a quem tinha direito, foram acertadas. A Inter ficou com aproximadamente 25 mil reais, cujo valor, foi de suma importância ao clube neste ano.
A compra de Vitor Mendes faz parte de uma estratégia do Atlético de investir em jovens jogadores. Esse é um dos focos do clube nesta janela de transferências.
– Estamos investindo muito, a torcida pode ter certeza. Estamos comprando, investindo em atletas de base, que podem se transformar em um tesouro em pouco tempo. E que possam, antes de mais nada, servir o time principal. A ideia é que eles subam pro time principal, ajudem tecnicamente, e depois deem um retorno financeiro – disse o presidente Sérgio Sette Câmara em entrevista à Rádio da Massa.